quinta-feira, 23 de outubro de 2014

SÉTIMOS ANOS A e B - 23 de outubro de 2014 - QUINTA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Brasil - exploração do pau-brasil
  • Brasil - colonizadores e índios
  • Brasil - feitorias
  • Brasil - colonização e cana-de-açúcar.
  • Brasil - extinção dos índios
TAREFA PARA O DIA 28 de outubro de 2014  - TERÇA-FEIRA

  • Aproveitando a aula e a folha entregue no dia de hoje anexa abaixo, terminar os exercícios de 21 de outubro de 2014 .
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 


Nome:

             Ano/Série:
Data:
23/10/2014


Disciplina:
HISTÓRIA
Professor(a):
Jorge P





Os portugueses no Brasil.

  • Chegando ao Brasil os portugueses  denominaram de tupis os povos que viviam no litoral e de tapuias os que viviam no interior.
  • A população indígena estava dividida em grupos muito menores que apresentavam características culturais próprias.
  • Hoje o principal critério utilizado para caracterizar os diversos povos indígenas são as semelhanças existentes em suas línguas. Por este critério, classificam-se o tupi, o jê, o aruaque e os karib.

Consequências para os povos indígenas:
·         Portugal dizimou grande parte dos povos nativos
·         Invadiu suas terras
·         Dominou tudo que restou

Economia:

  • O pau-brasil foi o primeiro produto a ser explorado em grande escala pelos portugueses.
  • O pau-brasil era utilizado para produzir tinta e tingimento de tecidos e na fabricação de móveis e navios.
  • O pau-brasil era abundante no litoral.
  • Seu corte e transporte era feito pelos nativos, sob comando de comerciantes.
  • A atividades  era controlada pelo governo português, que tinha estabelecido o monopólio sobre a exploração deste produto.
  • Como o pau-brasil era planta nativa e frequente no litoral, para sua exploração os portugueses construíram apenas as feitorias para armazenamento do produto e defesa do litoral,  não precisando de colonizar a colônia, em um primeiro momento.


O por quê da  colonização:

·         O interesse dos franceses e de outros povos europeus elas terras americanas.
·         O interesse de outros povos pelo pau-brasil
·         A necessidade de encontrar outros produtos.
·         A necessidade de produzir outros produtos de valor comercial
·         A plantação de cana-de-açúcar
Observações:

·         A nova atividade econômica exigiu grande número de pessoas.
·         A exploração do pau-brasil destruiu parte significativa da mata Atlântica.
·         A produção de cana-de-açúcar, por sua vez, acarretou o surgimento de áreas desérticas, visto que o solo era utilizado de forma predatória e sem renovação.
Sobre a produção de açúcar.

·         Era necessário conseguir trabalhadores em grande quantidade porque todo o processo a era bastante complexo, envolvia diversas atividades, o trabalho era quase todo feito manualmente e buscava-se uma grande produção para a exportação.
·         A escravidão trazia bons lucros para os colonizadores. Além dos altos lucros com o próprio comércio dos escravos os custos com a mão de obra eram menores.
·         A utilização da mão de obra escrava garantia a concentração das propriedades e a produção em grande escala porque eram necessários muitos trabalhadores , isto dificultava o acesso de pequenos produtores à terra.
·         O rei de Portugal oferecia algumas vantagens às pessoas que aceitassem vir para a América como colonizadores,  isto porque a América eram uma terra desconhecida e muito distante de Portugal.
Engenhos:

·         Eram os locais onde se produziam o açúcar.
·         Massapé era o nome dado à terra argilosa, de cor escura, compacta e viscosa, a mais apropriada  para o plantio da cana.
·         O senhor do engenho podia ceder parte da exploração aos trabalhadores livres que, para produzir o açúcar, acabavam utilizando o engenho do proprietário. Em contrapartida, o dono do engenho ficava com uma parte do açúcar produzido.
·         O senhor do engenho durante os séculos XVI e XVII ficava com cerca de um terço do valor pelo o qual o açúcar era vendido na Europa. Assim, eles podiam distribuir áreas de terras a outras pessoas, nomear autoridades, recolher impostos, escravizar e vender índios, fundar vilas, controlar a navegação pelos rios etc.










Administração colonial:

·         Para coloniza a América pela implantação da lavoura de cana-de-açúcar, o governo de Portugal precisava de grandes somas de dinheiro e também de pessoas que pudessem se responsabilizar pela tarefa. Além disso, teve de vencer as dificuldades de implantar a lavoura açucareira em terras distantes.
·         Para superar estas dificuldades, o governo português dividiu o território colonial em quinze grandes faixas de terra chamadas capitanias hereditárias, e entregou-as a doze pessoas, para que as fizessem prosperar.
·          Este sistema já havia sido implantado nas ilhas do Atlântico, como Madeira e Cabo Verde, onde também havia sido desenvolvida a lavoura açucareira.
·         A pessoa que recebia as terras erra chamado de capitão donatário e, em caso de morte, as terras passariam para o filho mais velho.
·         As terras das capitanias eram totalmente desconhecidas e havia hostilidades por parte dos  índios. Além disso, para montar as lavouras e organizar a produção de açúcar, eram necessárias grandes somas de dinheiro.  Para resolver esse problema, o rei oferecia várias vantagens aos donatários: eles tinham, por exemplo, autoridade absoluta  em sua capitania e prestavam contas apenas para o rei.





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