sexta-feira, 14 de novembro de 2014

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS SOBRE A CULTURA DO BRASIL COLÔNIA - SÉTIMOS ANOS A e B



  1. Frei Agostinho da Piedade:  Religiosos português que foi morar em Salvador, em 1620, e fez esculturas de barro cozido para várias igrejas.
  2. Boca de Inferno: Designação pela qual Gregório de Matos ficou conhecido, por criticar as injustiças da sociedade de seu tempo.
  3. Frei Vicente Salvador: autor baiano que escreveu o livro História do Brasil.
  4. Frei Agostinho de Jesus: Escultor nascido mo Rio de Janeiro cujas obras se caracterizaram pelo estilo barroco.
  5. Padre Antonio Vieira; Padre jesuíta que, através de seus sermões, criticava o tratamento que os Senhores de Engenho davam aos seus escravos.
  6. Gregório de Matos: um grande crítico da sociedade de seu tempo, apontava as injustiças com tal eloquência que foi apelidado de Boca do Inferno.
  7. José de Anchieta: Jesuíta que veio ao Brasil para catequizar os índios. nos seus textos para cativar seu público incluía a cultura indígena. Escreveu peças de teatro, poemas religiosos e elaborou uma cartilha das línguas nativas.
  8. Hans Staden: Alemão que foi capturado pelos índios Tupinambás, e cada vez que ia ser devorado, chorava, e os índios o achavam indigno de morte. Escreveu um livro sobre suas aventuras.
  9. Pero de Magalhães Gandavo e Jean de Léry: europeus que visitaram o Brasil e escreveram livros sobre suas observações. 
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário