quinta-feira, 28 de agosto de 2014

OITAVOS ANOS A e B - 28 de setembro de 2014 - QUINTA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Feira do Conhecimento
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 

SÉTIMOS ANOS A e B - 28 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

Atividades neste dia:

  • Verificação das avaliações assinadas
  • As grandes navegações, antecedentes
  • O pioneirismo de Portugal
TAREFA PARA O DIA 02 de setembro de 2014 - TERÇA-FEIRA

  • Alunos que não trouxeram a avaliação assinada ( relação no diário de classe) deverão traze-la devidamente assinada neste dia.
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

SEXTOS ANOS A e B - 28 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

Atividades neste dia:

  • Verificação de avaliações assinadas
  • Fenícios, grandes navegantes e comerciantes.
TAREFA PARA O DIA 02 de setembro de 2014 - TERÇA-FEIRA
  • Alunos que não trouxeram a avaliação assinada (relacionados no diário de classe) deverão traze-las na nesta terça-feira
  • Exercícios 3,4 e 5 da página 93 do livro didático, perguntas e respostas.
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

SÉTIMOS ANOS - TRABALHO ESPECIAL - NÃO OBRIGATÓRIO


O aluno(a) deverá assistir a um deste três filmes indicados:

como fazer o trabalho


  • Capa
  • Índice
  • Nome dos atores principais e seus papéis

  • Introdução ( nesta introdução o(a) aluno(a) deverá demonstrar o que espera assistir neste filme que venha contribuir para seus conhecimentos didáticos)
  • Desenvolvimento do trabalho ( aqui o(a) aluno(a) deverá demonstrar, em resumo, que realmente assistiu ao filme inteiro,  eu devo ver o filme através deste resumo)
  • Conclusão ( nesta conclusão deverá demonstrar  o que este filme adicionou aos seus conhecimentos)
Do Trabalho:

  • Pelo menos um dos responsáveis pela(a) aluno(a) deverá assinar o trabalho comprovando que o o(a) aluno(a) viu o filme e fez o trabalho)
Das Notas:

  • Fica o(a) aluno(a) ciente de que mesmo o trabalho não sendo obrigatório, a partir da entrega do mesmo ele(a) estará aceitando que seu trabalho seja corrigido e que a nota, seja ela qual for, será atribuída como a terceira nota dp Terceiro Bimestre
  • O trabalho valerá até 10,0 pontos fator 3 no Terceiro Bimestre.
DATA DA ENTREGA  DO TRABALHO IMPRESSO; No dia 16 de setembro de 2014 - TERÇA-FEIRA , impreterivelmente.





Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br




OITAVOS ANOS A e B - 26 de agosto de 2014 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Entrega das avaliações do dia 21 de agosto de 2014.
  • FEIRA DO CONHECIMENTO
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

SÉTIMOS ANOS A e B - 26 de agosto de 2014 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Entrega avaliação do dia 21 de agosto de 2014 
  • Correção da avaliação
TAREFA PARA O DIA 28 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

TRAZER A  PROVA ASSINADA

Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 

SEXTOS ANOS A e B 26 de agosto de 2014 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Entrega avaliação do dia 21 de agosto de 2014 
  • Correção da avaliação
  • Entrega do resumo do conteúdo de PERSAS, FENÍCIOS E HEBREUS
TAREFA PARA O DIA 28 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

TRAZER A AGENDA E A PROVA ASSINADAS

Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

FILME PARA O TRABALHO DOS SÉTIMOS ANOS

O roteiro do Trabalho Publico nesta Quarta-Feira (27/08)



terça-feira, 19 de agosto de 2014

SEXTOS ANOS A e B - CONTEÚDOS PARA A AVALIAÇÃO DO DIA 21 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

MESOPOTÂMIA:

  • Mesopotâmia significado
  • Rios Tigre e Eufrates
  • Canais de irrigação, diques, reservatórios
  • A importância da religião para os mesopotâmicos
  • Primeira cidade surgida
  • Nipur, Ur e Uruk
  • País que hoje está na região da Mesopotâmia, sua capital.
  • Matéria prima trazida do Líbano pelos comerciantes
  • Tipo de escrita da Mesopotâmia
  • Fundadores do Segundo Império Babilônico
  • O povo guerreiro mais temido que vivia na Mesopotâmia
  • Petróleo
  • Zigurates
  • Principais atividades econômicas da Mesopotâmia
  • Legado dos mesopotâmicos na Matemática e na Astronomia 

EGITO:

  • A importância do Rio Nilo para o Egito
  • O pensamento de Heródoto
  • Papel do Estado no Egito
  • O papel do Faraó do Egito, como ele era considerado
  • A formação da sociedade dos egípcios
  • As principais Pirâmides do Egito
  • A crença dos egípcios na vida após a morte
  • Mumificação
  • Deuses egípcios
  • A importância da religião para os egípcios
  • Nomos/ Nomarca
  • Alto Egito
  • Baixo Egito
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 

SÉTIMOS ANOS A e B - CONTEÚDOS PARA A AVALIAÇÃO DO DIA 21 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

ABSOLUTISMO:

  • Plantagenetas
  • Capetíngios
  • Borgonha
  • Avis
RENASCIMENTO:
  • Princípio - Cultura greco-romana
  • Mecenas
  • Teocentrismo
  • Antropocentrismo
  • Valorização do Homem/ Valorização da Razão
  • Humanismo
  • Hedonismo
  • Racionalismo
  • Galileu
  • Miguel de Cervantes
  • Michelangelo
  • Maquiavel
  • Sandro Boticelli
  • Erasmo de Roterdã
  • Shakespeare
  • Françóis Rabelais
REFORMA RELIGIOSA:

  • Antecedentes
  • Venda de Indulgências
  • Reforma de Lutero
  • A participação dos Príncipes Alemães na Reforma
  • Bispo Tetzel
  • Princípios da Reforma de Lutero
  • A Reforma de Calvino
  • Predestinação Divina
  • Huguenotes
  • Puritanos
  • Presbiterianos
  • Reformistas
  • A Reforma de Henrique VIII , por que.
  • Consequências da Reforma Religiosa, somente as que foram trabalhas em sala de aula
  • O Concilio de Trento, o que foi, consequências.
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br




OITAVOS ANOS A e B - CONTEÚDOS PARA A AVALIAÇÃO DO DIA 21 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:


  • As fases da Revolução Industrial , considerando o Artesão.
  • Artesanato
  • Manufatura
  • Maquinofatura
  • A invenção das Máquinas e seus inventores
  • Consequências da Revolução Industrial
  • A consolidação do Capitalismo
  • A consolidação do poder da Burguesia
INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS INGLESAS DA AMÉRICA:

  • Os Puritanos na Inglaterra
  • John Smith
  • Navio Mayflower
  • Características das colônias inglesas do Norte da América
  • Características das colônias inglesas do Sul da América.
  • Comércio Triangular
  • A aparente independência dos colonos  do Norte da América
  • Leis: do selo, do açúcar, do chapéus , objetivos ingleses.
  • Lei do Chá
  • Festa  do Chá
  • Leis Intoleráveis
  • Primeiro Congresso de Filadélfia, consequências
  • Segundo Congresso de Filadélfia, consequências
  • Thomas Jefferson
  • George Washington
  • Destino Manifesto
  •  Nome das colônias do Norte e do Sul
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

SEXTOS ANOS A e B - 14 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Egito uma dádiva do Nilo
  • Características do Antigo Egito
  • Características do Médio Egito
  • Características do Novo Egito
  • A sociedade egípcia
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.,br

SÉTIMOS ANOS A e B - 14 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • A Reforma Protestante
  • Antecedentes da Reforma
  • A Reforma de Lutero

  • Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

OITAVOS ANOS A e B - 14 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Independência das Colônias Inglesas da América
  • A formação das treze colônias
  • A formação das colônias do Norte
  • O comércio Triangular
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

OITAVOS ANOS A e B - 12 de agosto de 2013 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Consequências da Revolução Industrial
  • Produtividade
  • A volta da necessidade do "ARTESÃO" nos dias de hoje
TAREFA PARA O DIA 14 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

  • Responder a pergunta sobre a necessidade de especialização dos operários dos dias de hoje.
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br 

SÉTIMOS ANOS A e B - 12 de agosto de 2014 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia;


  • Verificação de tarefas
  • Correção de tarefas
  • Revisão sobre Absolutismo/Monarquias Nacionais
  • Revisão sobre Renascimento
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

SEXTOS ANOS A e B - 12 de agosto de 2014 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia;

  • Verificação de tarefas
  • Correção de tarefas
  • Revisão Mesopotâmia
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

OITAVO ANO A e B - 07 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

Atividades neste dia:

  • James Heargreaves
  • Edmund Cartwrigth
  • Thomas Newcommell
  • James Watt
  • Consolidação do poder da burguesia
  • Cercamento
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

EXERCÍCIOS SOBRE MESOPOTÂMIA - SEXTOS ANOS A e B - 07 de agosto de 2014 - QUINTA-FEIRA

Entrega dos exercícios resolvidos: 12 de agosto de 2014   – TERÇA-FEIRA

Complete a lacuna sobre a Mesopotâmia.

a)    Construíram as primeiras cidades conhecidas na Mesopotâmia: __________________.
b)    Cidade às margens do rio Tigre que hoje é capital do Iraque: ____________________.
c)    No que se transformavam os povos conquistados: ____________________________.
d)    Tipo de escrita desenvolvida pelos sumérios: ________________________________.
e)    Atualmente, principal interesse econômico da região mesopotâmica: _____________.
f)     Fundaram o Segundo Império Babilônico: __________________________________.
g)    Guerreiros temidos pela violência que tratavam os vencidos: ___________________.
h)    Região onde se estabeleceram os hititas e que hoje faz parte da Turquia: ______________________________.
i)      Matéria-prima  que os comerciantes mesopotâmicos traziam do Líbano: _______________.
2.- Cite as principais atividades econômicas desenvolvidas na Mesopotâmia.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3.- Cite as principais contribuições dos mesopotâmicos na matemática e na astronomia.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.- Explique como funcionava a lei dos Babilônios criada por Hamurabi: “ Dente por dente, Olho por olho.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

5.- Explique o que é e como funciona um Zigurate.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
6.- Explique o que acontecia com os sumérios quando deixavam de rezar e tinham que ira ao trabalho.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


EXERCÍCIOS CAPÍTULOS 7 e 8 - SÉTIMOS ANOS A e B - 07 DE AGOSTO DE 2014 - QUINTA-FEIRA

Entrega dos exercícios resolvidos: 12 de agosto de 2014   – TERÇA-FEIRA

Exercícios sobre Formação de Monarquias Nacionais, capítulo: 7

1.- Ligue as  colunas, associando os termos a seu respectivo significado.

a)     Plantagenetas
b)    Capetíngios
c)     Magna Carta
d)    Grande Parlamento
e)     Avis
f)     Borgonha
·         (     ) Documento assinado por João Sem-Terra que limitava a autoridade do rei da Inglaterra.
·         (     ) Dinastia de reis portugueses que incentivou as atividades burguesas.
·         (     ) Reis ingleses que consolidaram a Monarquia Inglesa.
·         (     ) Primeira dinastia de Portugal, iniciada em 1139.
·         (     ) Reis franceses que iniciaram o processo de consolidação da Monarquia Francesa.
·         (     ) Assembléia inglesa composta de representantes do clero, da nobreza e da burguesia.

Exercícios sobre o Renascimento, capítulo: 8

2.- Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira

1.     Galileu Galilei
1.     Miguel de Cervantes
2.     Filippo Brunelleschi
3.     Michelangelo Buonarroti
4.     Nicolau Maquiavel
5.     Nicolau Copérnico
6.     Sandro Botticelli
7.     Erasmo de Roterdã
8.     William Shakespeare
9.     Michel de Montaigne
·         (     ) Escultor, pintor e arquiteto, autor da esculturas Píetá, Davi e Moisés.
·         (     ) Astrônomo polonês que viveu entre 1473 e 1543 e que afirmava ser o Sol o centro do Universo
·         (     ) Criticou a sociedade de seu tempo na obra Elogio da Loucura.
·         (     ) Em suas obras satirizou a monarquia e o cristianismo.
·         (     ) Autor de quadros de inspiração religiosas e pagã, como  A primavera e O nascimento de Vênus.
·         (     ) Autor de Dom Quixote de La Mancha.
·         (     ) Escultor que realizou trabalhos importantes na catedral de Florença, e grande conhecedor da poesia de Dante Alighieri.
·         (     ) Filósofo que escreveu sobre política e governo na obra O príncipe.
·         (     ) Poeta e dramaturgo inglês que escreveu  um grande número de comédias e tragédias, entre elas Otelo e Macbeth

·         (     ) Matemático, físico e astrônomo que, ao ser ameaçado de morte na fogueira, viu-se obrigado a negar suas convicções.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA PARA PAIS, AVÓS e ALUNOS(AS)


Por: R$ 34,50


Sinopse
Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

OITAVOS ANOS A e B - 05 de agosto de 2014 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Filme: Revolução Industrial Na Inglaterra
  • Filme: Revolução Industrial nos Estados Unidos
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

SÉTIMOS ANOS A e B - 05 de agosto de 2014 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia:


  • Renascimento
  • Racionalismo
  • Hedonismo
  • Humanismo
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br

SEXTOS ANOS A e B - 05 de agosto de 2014 - TERÇA-FEIRA

Atividades neste dia:

  • Trabalho especial.
Dúvidas e sugestões use o e-mail: jorgep@onda.com.br